sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Bíblia: Encontro de Deus com os seres humanos

Oração Inicial : Quando nós ouvimos ou lemos a Bíblia, quem nos ajuda a entendê-la é o Espírito Santo. Somente com o Espírito Santo a palavra de Deus pode se fazer VIDA.

Vamos rezar a oração do Espírito Santo.

Vinde espírito santo enchei os corações dos vossos fiéis e ascendei neles o fogo do vosso amor / Enviai o vosso espírito e tudo será criado / E renovais a face da Terra. /Oremos: / Deus que instruístes os corações dos vossos fieis / com a luz do Espírito Santo / fazei que apreciemos retamente / segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação / por Cristo Senhor nosso amem.

Na oração do Espírito Santo que acabamos de fazer, quem é que instrui os corações das pessoas? Deus. Através de quem? Espírito Santo.
Colocação do Tema: A Bíblia não é uma história inventada, é uma experiência de Deus, vivida pelo povo, os acontecimentos vivenciados pelo povo de Deus eram passados de pai para filho, depois de muito tempo, algumas pessoas escreveram aos poucos as passagens mais importantes, todas inspiradas por Deus.
Por isso essa Oração é muito importante, porque pedimos a presença do Espírito Santo em nosso meio, e que ele nos ilumine para entendermos a palavra de Deus.
O símbolo litúrgico proposto nesta catequese é a Bíblia, nas celebrações é colocada num lugar de destaque, que sabe? Numa estante chamada mesa da palavra ou ambão.
Todos já repararam que essa mesa tem uma toalha, ou véu nem sempre é da mesma cor? Sabem por quê? Porque cada ano litúrgico tem uma cor: roxo, verde, vermelho ou branco.
Vamos fazer uma entrada da Bíblia aqui na nossa sala e coloca-la na mesa (já preparada), para isso devemos ficar em pé. O que significa estar em pé? É sinal de atenção e respeito. Então vamos cantar para receber a Bíblia: “A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo, que cresce, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver um mundo novo!”.
Vimos na catequese anterior que a Bíblia é uma coleção de livros, Deus se dirige a nós através da Bíblia, ou seja, Deus se comunica conosco através da Bíblia Ele nos ensina.
Um meio que ele utiliza para nos ensinar é através de parábolas. Vamos assistir ao vídeo de uma parábola conhecida, “O semeador”.
Antes do filme, vamos tentar adivinhar o que acontecerá, temos as partes do filme em desenho, todos devem ajudar a montar a sequencia que acham que vai aparecer no filme.
Antes do filme ainda, vamos fazer uma pequena Oração no caderno: “Senhor, que eu possa receber seu Espírito e entender sua palavra” (cada catequizando pode acrescentar o que desejar ).

Agora vamos ver se a sequencia está correta e vamos comentar sobre a parábola em nossas vidas, todos os dias nós somos terra fértil? (discussão expontanea).

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Desenhos Para Colorir - Bíblia

Clique nas imagens para visualizar por inteiro






Bíblia



Oração Inicial: Pai Nosso.

Nosso tema de hoje é muito fascinante, pois é a presença de Deus no meio de nós, através de suas palavras, através de seus ensinamentos.

A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo,
Realmente, Deus iluminou os homens para escreverem a Bíblia.

Hoje qualquer pessoa tem acesso ao Livro mais famoso do mundo: a Bíblia Sagrada. Ela já foi traduzida para todas as línguas (aproximadamente em 1685 idiomas).A Bíblia foi escrita por partes e em diversas etapas. Começou a ser escrita, mais ou menos, pelo ano 1250 antes de Cristo - no tempo de Moisés - quando o faraó Ramsés II governava o Egito.
A última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do evangelista e apóstolo São João, por volta do ano 100 depois de Cristo. Portanto, foram necessários 1350 anos para a Bíblia ser escrita. O Museu Britânico e a Biblioteca do Vaticano guardam as cópias mais antigas da Bíblia.
A palavra Bíblia vem do grego, ela significa coleção de livros, como uma mini biblioteca dividida em duas grandes partes : Antigo Testamento e Novo Testamento.
No tempo que foi escrita a Bíblia não existia papel como hoje, muito menos as máquinas impressoras. A Bíblia foi escrita à mão, e em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho.
O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia escrita antes da vinda do Salvador e é formado por 46 livros. Ele foi dividido de acordo com o assunto, são classificadas estas divisões em quatro grupos: Pentateuco, Livros históricos, Sapienciais e Proféticos.
O Novo Testamento é segunda parte da Bíblia que nos mostra a vinda do messias, suas mensagens e o começo da Igreja. Esta parte da Bíblia é formada por 27 livros que são divididos em quatro partes, Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas Apostólicas e Apocalipse.

Atividade do Texto, Marque Falso ou Verdadeiro e explique.
A Bíblia é um livro.
O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia.
O Novo Testamento é a primeira parte da Bíblia.
A Bíblia foi escrita por Deus iluminado pelos homens.
No Novo testamento tem 27 livros que são divididos em 4 partes.
A Bíblia demorou 1300 anos para ser escrita.
Responda:
1)Quantos são os livros do Antigo Testamento em quais grupos estão divididos?
2)Onde a Bíblia foi escrita, que tipo de papel?
3)Aonde estão as cópias mais antigas da Bíblia ?

Oração Final : Colocando a mão na Bíblia, vamos pedir que Deus ilumine nossa semana.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Maio Mês de Maria



Oração Incial : Ave Maria
Com alegria acolhemos os catequizandos com música
Santa mãe Maria nessa travessia,
cubra-nos teu manto cor anil.
Guarda nossa vida, Mãe Aparecida,
Santa Padroeira do Brasil
A-ve, Maria! A-ve, Maria!
Com amor divino guarda os peregrinos
nesta caminhada para o alem. Dá-lhes
compania pois tambem um dia foste
peregrina de Belem
Mulher peregrina, força feminina, a mais
importante que existiu. Com justiça queres que
nossas mulheres sejam construtoras do Brasil
Com seus passos lentos enfrentando os
ventos, quando sopram noutra direção.
Toda a Mãe Igreja pede que tu sejas
companheiras de libertação.

Desenvolvimento do Tema: Maria
Quem foi Maria ?
Maria vivia com seus pais Ana (Sant´Ana) e Joaquim, em Nazaré da Galiléia,
Seu nome Maria tem sentido de "senhora amada", ela era doce e cuidadosa, foi prometida em casamento à José.
Um dia recebeu a visita do Anjo Gabriel que a saudou "Ave Maria, cheia de graça; o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres".
Maria ficou com medo, mas o anjo disse "Não temais, Maria, pois achastes graça diante do Senhor. Eis que tereis um filho e lhe dareis o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo".
Maria disse ao anjo: "Como poderá ser isso se não conheço varão?". O anjo respondeu: "O Espírito Santo descerá sobre vós e te cobrirá com sua sombra. A Deus nada é impossível".
Então Maria disse: "Eis a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a vossa palavra!". E o anjo afastou-se dela.
Maria aceitou a vontade do Senhor, e Jesus habitou em seu ventre.
Passaram-se nove meses a barriga de Maria já havia crescido e ela teve que viajar com seu esposo José para Belém para se recensear. Quando chegaram a Belém a cidade estava cheia de gente, muitas pessoas de todas as partes estavam ali para o recenseamento e também era dia de natal, por isso José não achou nenhuma vaga nos hotéis da cidade, todos estavam super lotados.
José falou para o atendente de um dos hotéis.
- Amigo, minha esposa está prestes a dar a luz será que você não tem um lugarzinho que ela possa ao menos passar esta noite?
- Só tem o estábulo, onde ficam os animaizinhos se você quiser podem passar a noite lá.
E lá se foram José e Maria para o estábulo. Era um lugar simples e humilde e ali mesmo Maria deu a luz ao menino Jesus, O Salvador do Mundo, O Príncipe da Paz e o envolveu com um lençol e colocou-lhe em um bercinho de palha chamado de manjedoura.
E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de suas ovelhinhas, quando um anjo do Senhor apareceu e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus.
- Jesus, nasceu lá em Belém em um estábulo siga a estrela e vocês o encontrarão.
Os pastores imediatamente foram a Belém ao encontro de Jesus e ficaram felizes em vê-lo.
Os três reis magos que moravam no oriente viram a estrela, a seguiram e encontraram Jesus, Maria e José.
Os reis magos presentearam a Jesus com incenso ouro e mira.
Aquela noite foi a mais feliz de todas as noites, pois o filho de Deus havia nascido trazendo felicidade, paz, amor e salvação aos homens.

Maria mãe de Deus e da Igreja.

Atividade :

Maria sempre foi uma jovem muito fiel á Deus era filha de _______________ e de ___________________ morava em _____________ e estava escolhida para casar com ____________. Recebeu a visita do ______________ que disse que ela conceberia o filho de Deus

Vamos completar essa oração tão linda de Nossa Senhora:
Ave Maria cheia de graça _____________ é convosco bendita sois vós entre as________________ e bendito é o fruto do vosso ventre _______________.

Santa Maria, mãe de Deus, _________________ nós pecadores agra e na ______________________________________________________________.


Vamos ler a passagem o Magnificat (Lc 1.46-55),
Abaixo o texto está embaralhado, vamos colocar na ordem certa?

"Minha alma se encheu de Júbilo exalta o senhor e meu espírito por causa de Deus, meu Salvador, porque ele pôs a sua humilde serva os olhos sobre"

Oração final (espontânea)