sábado, 25 de junho de 2011

Procissão de Corpus Christi

A procissão deste dia é a manifestação da Igreja peregrina, que caminha com Jesus, superando as dificuldades, as tentações e os perigos.
è a Igreja que caminha na esperança, desejando "a vida em abundância" que Jesus, o Bom Pastor prometeu (Jo 10,10). é a Igreja que caminha até Jesus Ressuscitado, que está sentado à direita de Deus Pai e que prometeu estar "preparando muitas moradas junto do Pai, para os que nele acreditarem". (Jo 14,2)



A procissão é uma forma correta de manifestar nossa fé.
Em muitas comunidades é costume fazer tapetes, a confecção dos tapetes envolve a comunidade, um gesto comunitário como sinal de união de todos, uma forma de devoção à Cristo. Esse é um gesto de vivenciar a Eucaristia.




Quando Jesus aparece ressuscitado aos seus discípulos, convida Tomé a tocar seu lado, suas mãos e pés. Tomé, iluminado pelo Espírito Santo, expressa sua fé exclamando: Meu Senhor e meu Deus!" (Jo 20, 28) A Adoração é um ato é um ato devido somente a Deus.
Por isso na exposição do Santíssimo, nos colocamos de joelhos e adoramos Jesus presente na Eucaristia.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi



Oração Inicial: Espirito Santo.
Vimos que a festa da vinda do Espirito Santo é chamada a festa de Pentecostes.
Recebemos do Espirito Santo de Deus os dons, ele quem dá o animo em nossa vida, ele quem nos ilumina nas decisões.
Depois da festa de Pentecostes, nesse domingo de 19/06/11 foi festejada a festa da Santíssima trindade, na celebração o padre nos mostrou que nosso Deus é uno e trino, ou seja, um só Deus em três pessoas. Nosso Deus misericordioso que enviou seu filho para nos salvar e seu Espírito Santo para nos proteger.

Quem sabe o que celebramos nessa quinta-feira 23/06/11? Não é um simples feriado prolongado, Após essas duas festas de Pentecostes e Santíssima Trindade, chegamos a celebração em que tomamos ciência da comunhão de Cristo conosco, nós somos um só em carne e espírito de Deus.
Essa festa é conhecida como Corpus Christi; Cropo de Cristo.
Onde o Corpo de Cristo está presente? Na Hóstia Consagrada, quando comungamos a hóstia, estamos permitindo que Deus se faça um conosco, esteja em comum união conosco!
As partes mais importantes da missa é a consagração da hóstia e a comunhão dela. Para quem não está preparado a receber a hóstia, também recebe a comunhão na missa, dizemos que recebe a comunhão da palavra, quando é lido o evangelho.
Na missa a atenção é essencial, pois para comungarmos tanto da palavra quanto da eucaristia, é necessário estar em sintonia com Deus, para isso precisamos silenciar nosso coração e permitir que a missa que participamos seja parte da nossa semana.
"Fim de Semana sem Missa = Semana sem graça".



Na Festa de Corpus Christi, A hóstia consagrada é exposta para que nós fiéis façamos pedidos a Deus, lembrando sempre de sua misericórdia para conosco, quando Ele se dá "Este é meu corpo e Sangue".
O Ostensório onde a hóstia consagrada é exposta, é uma peça de ourivesaria (trabalhada em ouro, sinal de luz de Cristo Rei em nossa vida).
O padre, realiza a Transubstanciação na missa que significa a mudança da substância do pão e do vinho na substância do corpo e sangue de Jesus Cristo.
Para segurar o Ostensório é utilizado um pano chamado de "Coporal" em sinal de respeito e veneração à Cristo que está realmente presente na Eucaristia.
Na hóstia é gravado JHS, que significa Jesus Salvador da Humanidade.


A transubstanciação do pão em Corpo de Cristo, na missa de canonização do Frei Galvão, em 11 de maio de 2007.

Nós utilizamos o pãozinho benzido na missa, para todos que ainda não fizeram a catequese para receber a Eucaristia.
Os adultos que já fizeram a primeira Eucaristia, podem comungar, porém somente depois da confissão que deve ser no mínimo uma vez por ano na Páscoa.


Questões Corpus Christi:

1) Quando é celebrado Corpus Christi ?
Resposta: Após as festas de Pentecostes e Santíssima Trindade.

2) O que significa Corpus Christi ?
Resposta: Significa Corpo de Cristo

3) Qual o nome da transformação de pão e vinho em corpo e sangue do Senhor?
Resposta: Transubstanciação

4) Quando ocorre a transubstanciação ?
Resposta: Em toda celebração Eucarística

5) Quem pode comungar ?
Respostas: Todos que fizeram Catequese, Primeira Comunhão e confessam pelo menos uma vez ao ano.

6) O que é Ostensório ?
Resposta: onde a hóstia consagrada é exposta.

7) Porque o Ostensório é feito com partes de Ouro ?
Resposta: sinal de luz de Cristo Rei em nossa vida

8) Quando a hóstia é consagrada, quem se encontra realmente presente nela?
Resposta: Cristo

9) O que significa JHS gravado na hóstia?
Resposta: Significa Jesus Salvador da Humanidade

10)Quais as partes mais importantes da missa?
Resposta: Consagração da Eucaristia e Comunhão da Eucaristia e da Palavra.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pentecostes: Jesus envia o Espírito Santo e Dia de São João




2º Encontro de Junho – Turma 5º Etapa Preparação para a Eucaristia:

1º Parte - Pentecostes: Jesus envia o Espírito Santo

Pentecostes é uma das celebrações importantes da igreja, comemoramos a descida do Espírito Santo de Deus sobre os apóstolos de Jesus.
O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa.
Domingo passado tivemos a festa da Ascensão de Jesus
Ascender significa "subir", portanto, ascensão significa "subida". Nesta data comemoramos a "subida" de Jesus aos céus quarenta dias após a sua ressurreição no dia da Páscoa. Ele promete a vinda do Espírito Santo aos discípulos e manda eles irem pelo mundo pregar o Evangelho.
O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão do Senhor. Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom das línguas.
Entramos em um novo momento dentro da Igreja, a cor desse tempo é o vermelho, o fogo do Espirito em nossos corações, vamos observar o que tem de diferente na celebração nesse domingo, o que tem na Igreja de diferente.
Observe que na missa é anunciada a presença do espírito Santo, quando o Padre fala:
II Co 13:13 "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós."
DINÂMICA
- Recortar um pequeno coração.
- Cada participante escreverá nos dois lados do coração uma qualidade ou dom que possui.
- Responder individualmente:
De onde provêm estes dons?
Para que servem estes dons em minha vida?
Eu os coloco a serviço de quem?
Como os faço frutificar?
- Partilhar com alguém as perguntas.
- Colar os corações num papelógrafo e perceber a riqueza que somos no conjunto dos dons recebidos.
- Os dons, só para si, pouco significam.
- Mas quando partilhados, significam riqueza multiplicada.

Quando o espírito Santo veio sobre os apóstolos, ele derramou 7 dons.
Chamamos de dons do Espírito Santo são:

SA IN CON FOR CI PI TE

Sabedoria
Inteligência
Conselho
Fortaleza
Ciência
Piedade
Temor de Deus


Os dons doados pelo Espírito de Deus não tornam as pessoas passivas, inertes, acomodadas. Mas, pelo contrário, o cristão que toma consciência de que está imbuído por seus dons, transforma sua vivência.


Saberia.
Ela nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida. O homem sábio e a mulher sábia é aquele(a) que pratica a justiça, tem um coração misericordioso, ama intensamente a vida, porque a vida vem de Deus.
Inteligência.
Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura e nos ensinamentos da Igreja.
Ex. Deus é Pai de todos; em Jesus, Filho de Deus, somos irmãos ...
Ciência.
A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte.
Conselho.
É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar os desanimados, a fazer sorrir os que sofrem, a unir os separados ...
Fortaleza.
É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Ajuda aos jovens a ter esperança no futuro, aos pais assumirem com alegria seus deveres, às lideranças a perseverarem na conquista de uma sociedade mais fraterna.
Piedade.
É o dom da intimidade e da mística. Coloca-nos numa atitude de filhos buscando um dialogo profundo e íntimo com Deus. Acende o fogo do amor: amor a Deus e amor aos irmãos.
Temor de Deus.
Este dom nos dá a consciência de quanto Deus nos ama. "Ele nos amou antes de tudo". Por isso, precisamos corresponder a este amor.


2º Parte – Nosso padroeiro São João

Os pais de João Batista eram Zacarias e Izabel, era um casal idoso, porém sem filhos. Isabel era estéril, idosa, sem condições de ser mãe. No mundo judeu, o fato de não ter um filho para carregar seu sobrenome ter uma descendência era visto como um grande castigo. Zacarias era sacerdote, e um anjo disse que Deus havia atendido suas preces, porém Zacarias achou graça, e disse que era impossível, então o anjo lhe deu um sinal, ele ficaria surdo e mudo até que isso acontecesse; e Izabel ficou grávida, só então ele voltou a falar e ouvir.
No sexto mês de gravidez, Izabel recebeu a visita de sua prima Maria, a mãe do último profeta do Antigo Testamento ser visitada pela mãe do profeta dos profetas, o Filho de Deus; seu bebê saltou em seu ventre de alegria.
Izabel deu a luz em 24 de junho, os vizinhos acenderam fogueiras em sinal de júbilo e para terem luz para a festa e as conversas. Um filho não é patrimônio somente da família: pertence a toda a comunidade e a festa é de todos (Lc 1,57-67).
Eles não sabiam que nome dar ao menino; Pela tradição, seria Zacarias, o nome do pai. Nos tempos da Bíblia, o nome era muito importante, pois indicava a vocação de uma pessoa; Izabel disse que o anjo tinha dito outro nome, João é o seu nome. O nome João significa “Deus teve compaixão”.
João Batista anunciou Jesus, e o batizou.
Vocês têm fotos do seu batismo? O que acontece no Batismo?
Vamos ler Lc. 3,21 e responder:
Qual foi a frase que o Pai disse no momento o Batismo de Jesus?
Resposta: "Este é meu filho amado"
No batismo recebemos o espírito santo.


Oração Final : Espírito Santo