terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

2º Encontro - Quaresma tempo de mudança (Dinamicas)

Oração Inicial: Ave Maria
Quem fez o jejum da semana? Se conseguiu foi dificil? Há pessoas que não tem a bala, o chocolate, a bicicleta (o jejum que você tirou) e vivem felizes? Quem não conseguiu? Porque? No final vamos sortear novo jejum, agora vamos pegar a Biblia e todos vamos achar a leitura.
Leitura: Mt 6,33 - "buscar primeiro o Reino de Deus e a sua justiça"
tempo de renovar e reavivar a opção de nossa fé feita em nosso batismo, no desejo de um novo recomeço no seguimento como discípulos do Senhor.
Como podemos conseguir isso? Quando pensamos que algo não tem solução, quando pensamos que não somos capazes, não conseguimos ver Deus agir dentro de nós. Ele nos mostra o caminho certo, a decisão certa, mas temos que prestar atenção, deixar de tomar atitudes arrogantes, então começaremos a escutar Deus em nosso coração.
Como podemos mudar ? Vamos escrever no quadro uma lista de coisas que machucam outras pessoas ex: bricar, xingar, bater, responder para os mais velhos, não prestar atenção na aula etc.
Do lado, vamos escrever o que devemos fazer para parar com essas atitudes erradas.
Conhecemos pessas que mudaram? bebiam e agora não, eram chatos agora não ... (vamos conversar)
Dinamica: Apoio
Pedir para todas as crianças ficarem em pé, formarem uma roda, depois todos devem ficar com um só pé no chão, não pode colocar os dois pés no chão.
Depois pede para pularem com um pé só, pular para a direita, pular para a esquerda, dar uma rodadinha, uma abaixadinha etc.
Explicação: estamos mancos, porque ainda temos que nos renovar, deixar Deus agir em nossas vidas, enquanto não assumirmos o nosso compromisso de batismo, de ser cristão ao lado de Jesus, não conseguiremos pular sozinhos os desafios de nossa vida.
Dinamica: No escuro
Com os olhos fechados, pedir para as crianças desenharem uma casa com flores na janela, chaminé no telhado, caminho com grama, um lago do lado e um céu com nuvens fofinhas e um sol radiante.
Depois do desenho terminado, todos abrem os olhos e veem a bagunça que ficou.
Explicação: Pedir para escrever em baixo do desenho: Essa é nossa vida sem Deus.
Sorteio do jejum da semana.
Oração final: Oração da Criança
Jesus, hoje quero pedir-lhe uma porção de coisas, porque sei que você escuta sempre a oração dos pequeninos.
Veja Jesus, eu sou ainda uma criaça, mas faça que eu cresça e seja gente de verdade, como papai e mamãe.
Que eles sejam muito felizes, que eu os ame sempre. seja um filho obediente, e um dia, grande e bom como eles.
Proteja meus professores, pois me ensinam tanta coisa bonita. E eles me falaram que um dia você disse: "Deixai vir a mim os pequeninos". Então Jeus, acolhanos seus braços a mim, todos os meus coleguinhas e as crianças do mundo inteiro. Que todos nós sejamos alegres e felizes e amanhã possamos fazer alguma coisa por aqueles que hoje fazem tanto por nós.
Jesus eu lhe peço: fique sempre conosco e abençoe hoje e sempre, todas as crianças!

4 comentários:

  1. gostei muito .. vou usar a dinâmica Apoio no encontro de catequese ... :]

    ResponderExcluir
  2. Oi Stephani, fico feliz que tenha gostado
    Volte sempre !

    ResponderExcluir
  3. muito bom gostei demais vou passar essa dinamica para as criancinhas que ensino obggg Deus abençoe qualquer coisa pode me add no facebook: Sandrinho Dias Phn...

    ResponderExcluir