quinta-feira, 9 de setembro de 2010

13º Encontro Jesus chama seus colaboradores

Acolhida: Como estão? Cansados da semana? Alguém comprou algo me mercado para mãe ou pro pai?
Quando a mãe ou pai nos manda fazer algo, como compra pão, eles estão nos enviando a certo lugar para fazermos algo, certo? A palavra enviado, no dicionário quer dizer mensageiro. Hoje vamos descobrir quem são os mensageiros de Deus.
Oração Inicial: Espírito Santo
Trabalhando o tema:
O que fazemos quando temos algo importante para dizer à alguém que está longe de nós e sem telefone?
Podemos mandar um e-mail, um recado no Orkut, ou pedir para alguém mandar um recado.
Quando Jesus recebeu o batismo e iniciou sua missão, quem lembra qual era a missão de Jesus? Anunciar a boa nova, a salvação; muito bem quando ele recebeu o batismo ele saiu para cumprir sua missão, vamos pensar, será que uma pessoa conseguiria fazer com que todo o mundo soubesse de alguma notícia? Hoje em dia, como poderia uma só pessoa dar uma notícia a todas as pessoas do mundo? Por jornal, televisão, e-mail, etc...
Na época de Jesus, não existia tantas facilidades tecnológicas, certo? Como é que o mundo inteiro sabe que Jesus existiu ? Naquela época quando Ele iniciou sua missão, ele chamou 12 pessoas para acompanhá-lo nas cidades, alguém sabe quem são essas 12 pessoas? Os 12 apóstolos. Então podemos afirmar que os 12 apóstolos foram os mensageiros da boa nova de Jesus, eles foram enviados por Jesus para proclamar a salvação.
Vamos anotar na pg 19 (Atividade 1) o sentido da palavra enviado: Mensageiro, quem leva uma notícia que foi envida por alguém para alguém.

Vamos ler o texto da pg 19 :
Jesus queria o bem do povo e desejou que esta sua missão durasse para sempre, que não terminasse nunca.
Formou, então, um grupo de pessoas para trabalhar junto com Ele. O grupo de Jesus foi chamado: “Grupo dos Doze Apóstolos”.
Os Apóstolos foram os amigos e os auxiliares de Jesus. Apóstolos quer dizer : “enviados”. Este foi o primeiro grupo de cristãos que foram enviados por Jesus para levar a sua mensagem de amor e salvação a todos os povos e assim continuar a sua missão aqui na terra.
E nós, fazemos parte do grupo de Jesus?
Jesus também nos escolheu para sermos do seu grupo e para dizer a todas as pessoas que Deus nos ama.

Vamos responder na pg, 19 ainda.(Atividade 2):
Você é também apóstolo de Jesus? Por quê?
Sim, porque Jesus também me escolheu para ser do seu grupo e para dizer a todas as pessoas que Deus nos ama

Bíblia nas mãos
1) Jesus pede nossa ação como apóstolos, ler Lc6,46-49, vamos anotar como podemos ajudar a melhorar nossa comunidade na pg 20 Atividade 3
1) Vamos saber agora os nomes desses 12 Apóstolos, vamos procurar em Lc6,12-16 e anotar na pg 20 Atividade 4

Dinâmica casa sobre a rocha:
Papel , tesoura com criatividade cada um tenta fazer uma casa que pare em pé em cima da mesa sem nada para escorar, depois que todos fizeram a casa a catequista passa soprando e derrubando as casinhas de cima da mesa e fala: Vocês não construíram suas casa sobre a rocha como Jesus pediu.
Sabe o que está faltando? Está faltando Jesus na casa de vocês, está faltando seguim Jesus conforme seus ensinamentos, amor ao próximo, a sorte de vocês que eu trouxe Jesus para segurar a casa de vocês, então o catequista dá a cola para eles colarem na casa no caderno e pede para escrever: Minha casa está sobre a rocha do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário