sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

1º encontro - QUARESMA

Oração Inicial: 1 Pai Nosso e 1 Ave Maria
Ler o texo : A Quaresma
Reflexão : debater sobre o texto, o que os catequisandos entenderam, o que eles farão nesta quaresma.
Dinamica da roleta do jejum: preparar previamente uma roleta com alguns temas para jejum ( de criança, já que a Igreja obriga apartir dos 14 anos ), deixar de mascar chiclet, bala, tomar refrigerante, brincar no computador etc). cada um roda a roleta e marca no carderno qual seu jejum, fazer um desenho e escolher 3 dias da semana para faze-lo.
Oração final: Espirito Santo, que Deus nos ajude nessa semana, que possamos nos renovar nessa quaresma.


A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, momento de nos prepararmos para a grande festa da Páscoa ( Ressurreição do Senhor).
Iniciamos a Quaresma, na Quarta-feira de Cinzas recebendo-as sobre as nossas cabeças como sinal de reconhecimento do nosso pecado e a necessidade de conversão, a Palavra de Deus nos lembrava do jejum, esmola e oração (Mt 6, 1-6.16-18).
É nesse contexto que a Igreja propõe como um dos seus mandamentos “Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja” (CIC 2043), contribuindo para nos ajudar a preparar para as festas litúrgicas e a adquirir domínio sobre nossos instintos e a liberdade de coração.
Lembrando os 5 mandamentos da Igreja:
1- Participar da Missa nos domingos e dias de festa de guarda.
2- Confessar-se ao menos uma vez cada ano.
3- Comungar ao menos pela Páscoa da Ressurreição.
4- Fazer uma só refeição completa e nada de carne nos dias que a Igreja determina.
5- Pagar o dízimo segundo o costume.
A quaresma dura 40 dias, a duração da quaresma está baseada no símbolo do número quarenta na Bíblia. Sabemos que antes de começar sua vida pública, Jesus passou 40 dias no deserto sendo tentado, nos mostrou que Deus é maior, todas as tentações foram vencidas pelo amor e poder de Deus.
A caminhada quaresmal conduz-nos a renovar a vida cristã, que no fundo é uma busca de recolocar-nos no caminho da santidade, atitude que deve ser constante, mas que recebe um incremento especial neste tempo favorável. “O aspecto mais sublime da dignidade humana consiste em sua vocação para a comunhão com Deus. Desde o seu nascimento o homem é convidado ao diálogo com Deus.” (GS 19); buscando uma vida digna, com segurança, sempre sintonizados com a Campanha da Fraternidade que nos convida a refletir sobre a Fraternidade e a segurança Pública. Que tenhamos uma Quaresma realmente propícia para a mudança de mentalidade e para a busca do Rosto de Deus.
Por isso a quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna, cada dia durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, tudo que se opõe ao nosso amor a Deus e aos nossos irmãos.

4 comentários:

  1. Gostei do encontro principalmente da roleta de jejum é uma forma divertida de ensiná-los!!!!!
    Continue mandando dicas, principalmente de dinâmica pois não sou muito boa!!!
    Bjinhos.

    ResponderExcluir
  2. adorei a aula meus catequizandos tbm gostaram muitoo...muito obg um abraço

    ResponderExcluir
  3. adorei a aula meus catequizandos tbm gostaram muitoo...muito obg um abraço

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo blog e obrigada por compartilhar seus encontros conosco, nos ajuda muuuuuito! Deus abençoe!

    ResponderExcluir