quinta-feira, 11 de março de 2010

4º Encontro - 25 de Março Anunciação do Senhor


Oração Inicial: Pai Nosso.
Tema: 25 de Março, a Igreja contempla a Anunciação do Senhor.
O que é um anúncio? Quando o comerciante quer vender um produto ele anuncia na TV, jornal, revista etc. Quando temos algo importante para dizer, podemos falar: “Atenção que tenho algo para anunciar”, foi assim que aconteceu, Deus nos enviou Jesus. Como ele veio ao mundo? Como uma força sobrenatural? Como uma luz?
Para que vocês recordem, quem anunciou que Jesus viria na terra foi o anjo Gabriel, é o anjo Gabriel veio e anunciou para Maria que seria mãe, porém não bastava somente o anuncio, para que Jesus viesse, do que mais foi preciso?
Sim, o sim de Maria, vamos ver porquê.

Vamos ler: "Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará Deus Conosco" (Is 7,14).
O sim de Maria; porquê, Maria ainda era virgem não poderia por si só engravidar.
Vamos ler: (Jo 1,14a)"E o Verbo se fez carne e habitou entre nós"
Então, quando Maria disse sim, realizou a encarnação do verbo, antes só palavras de salvação, agora em corpo e carne, Jesus se faz presente no meio do povo, como humano, vivendo sua santidade na terra, nos ensinando a ser como ele.
Vamos ler Mc 8,27-30.
Dividir a turma em grupos menores, dar uma folha e pedir para o grupo responder a pergunta. Quem é Jesus para você?
Vamos ler quem é Jesus, (cada grupo lê sua resposta).
Catequista: Esse Jesus está preso no passado, quando veio na terra por intermédio de Maria, ou está conosco até hoje? Vivo? Jesus está em nosso meio até hoje, como?Vivo presente em cada um de nós.

Atividades:
1-Vamos usar a Bíblia e achar:
a) O nomes de Jesus:
Mt 1,21 – Jesus
MT 2,23 – Nazareno
Mc 6,3 – Filho de Maria
Jo 6,42 – Filho de José
b) Os títulos de Jesus:
Jo. 19,5 – Homem
Jo. 15,15 – Amigo
Jo. 10,11 – Pastor
Jo. 18,37 – Rei
Jo. 20,16 – Mestre
Jo. 6,14 – Profeta
At. 2,36 – Senhor
At. 3,26; 4,30 – Servo
At. 13,23 – Salvador
At. 1,42 – Juiz
At. 3,15 – Autor da vida
Hb. 12,2 – Autor e realizador da fé
Hb. 2,17 – Sacerdote
AP. 1, 5 – Testemunha
AT. 3,14 – Justo
Ap. 19,11 – Fiel
Jo. 6,69 – Santo de Deus

Qual o nome ou título que cada um mais gostou? Porquê?
O que podemos fazer agir, para chamarmos Jesus do nome que escolhemos?

Brincadeira 1
Quem sou eu?
Cada um escreve o nome dos pais e quanto tem de altura num pedaço de papel e dobra, vamos misturar todos os papéis, cada um deve ler um papel e tentar adivinhar quem é essa pessoa.
Explicação: Não conheço todos os meus colegas como Jesus conhece, ele quem nos enviou nessa família que estamos e por isso devemos amá-los.

Brincadeira 2
Quem é meu colega. Colocar uma venda nos olhos de um voluntário, fazer uma fila com os demais, com o tato o catequizando vendado tentará adivinhar quem é, um por um. É muito importante o silêncio nessa hora. O catequizando que ele acertar fica do lado, os demais sentam, veremos assim quem acertará mais.
Explicação: Conhecer ou não o colega, não é só pelo tato, mas sim pelas atitudes dele, na nossa vida apareceram várias pessoas, porém ficará em nossa mente aqueles que tocarem nosso coração.

Vamos rezar :
Ó Deus, o Senhor veio morar em nós, quisestes que vosso verbo se fizesse homem, nos ajuda a seguir os ensinamentos de Jesus. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário