quinta-feira, 24 de junho de 2010

9º Encontro - Jesus inicia sua missão / Festa junina

Acolhida: Como foi a Semana? Cumprimos o compromisso da semana passada? Ser como Jesus ?
Oração Inicial: Ave Maria
Trabalhando o tema:
Vivemos nesse mês uma grande festa, alguém sabe qual é? Festa Junina. Sabem por que temos festa junina? Vamos saber hoje, antes de tudo temos que conhecer um Santo muito especial, São João Batista.
Os pais de João Batista eram Zacarias e Izabel, era um casal idoso, porém sem filhos. Isabel era estéril, idosa, sem condições de ser mãe. No mundo judeu, o fato de não ter um filho para carregar seu sobrenome ter uma descendência era visto como um grande castigo. Zacarias era sacerdote, e um anjo disse que Deus havia atendido suas preces, porém Zacarias achou graça, e disse que era impossível, então o anjo lhe deu um sinal, ele ficaria surdo e mudo até que isso acontecesse; e Izabel ficou grávida, só então ele voltou a falar e ouvir.
No sexto mês de gravidez, Izabel recebeu a visita de sua prima Maria, a mãe do último profeta do Antigo Testamento ser visitada pela mãe do profeta dos profetas, o Filho de Deus; seu bebê saltou em seu ventre de alegria.
Izabel deu a luz em 24 de junho, os vizinhos acenderam fogueiras em sinal de júbilo e para terem luz para a festa e as conversas. Um filho não é patrimônio somente da família: pertence a toda a comunidade e a festa é de todos (Lc 1,57-67).
Eles não sabiam que nome dar ao menino; Pela tradição, seria Zacarias, o nome do pai. Nos tempos da Bíblia, o nome era muito importante, pois indicava a vocação de uma pessoa; Izabel disse que o anjo tinha dito outro nome, João é o seu nome. O nome João significa “Deus teve compaixão”.
A festa junina é em comemoração aos dias dos Santos: Santo Antônio, São João e São Pedro; usa-se roupas caipiras, porque os o nordeste costuma agradecer anualmente a Deus pela chuva e boa colheita com festas, como é época de milho, as comidas são feitas com milho, é uma tradição, também temos a tradicional fogueira, que como foi dito, no nascimento de João as pessoas ascenderam fogueiras em sinal de júbilo, temos também as bandeirinhas, das quais antigamente as bandeiras dos Santos eram abençoadas e a comunidade passava embaixo delas, hoje ficaram menores para enfeitar a festa.
João Batista anunciou Jesus, e o batizou.
Vocês têm fotos do seu batismo? O que acontece no Batismo?
Vamos ler Lc. 3,21 e responder:
Qual foi a frase que o Pai disse no momento o Batismo de Jesus?
Resposta: "Este é meu filho amado"
Jesus foi Batizado ni rui Jordão por João Batista, nós nos tornamos filhos muito amados por Deus pelo Batismo.
O batismo é sinal da graça de Deus que age dentro de nós. O Batismo nos leva a ter uma nova vida, como filhos de Deus, é por meio dele que começamos nossa vida Cristã.
Jesus, após ser batizado, saiu pra pregar a palavra de Deus, Ele percorreu a Palestina. Vamos ler Mt.4,23-25
Oração final: Espirito Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário