sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Bíblia: Encontro de Deus com os seres humanos

Oração Inicial : Quando nós ouvimos ou lemos a Bíblia, quem nos ajuda a entendê-la é o Espírito Santo. Somente com o Espírito Santo a palavra de Deus pode se fazer VIDA.

Vamos rezar a oração do Espírito Santo.

Vinde espírito santo enchei os corações dos vossos fiéis e ascendei neles o fogo do vosso amor / Enviai o vosso espírito e tudo será criado / E renovais a face da Terra. /Oremos: / Deus que instruístes os corações dos vossos fieis / com a luz do Espírito Santo / fazei que apreciemos retamente / segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação / por Cristo Senhor nosso amem.

Na oração do Espírito Santo que acabamos de fazer, quem é que instrui os corações das pessoas? Deus. Através de quem? Espírito Santo.
Colocação do Tema: A Bíblia não é uma história inventada, é uma experiência de Deus, vivida pelo povo, os acontecimentos vivenciados pelo povo de Deus eram passados de pai para filho, depois de muito tempo, algumas pessoas escreveram aos poucos as passagens mais importantes, todas inspiradas por Deus.
Por isso essa Oração é muito importante, porque pedimos a presença do Espírito Santo em nosso meio, e que ele nos ilumine para entendermos a palavra de Deus.
O símbolo litúrgico proposto nesta catequese é a Bíblia, nas celebrações é colocada num lugar de destaque, que sabe? Numa estante chamada mesa da palavra ou ambão.
Todos já repararam que essa mesa tem uma toalha, ou véu nem sempre é da mesma cor? Sabem por quê? Porque cada ano litúrgico tem uma cor: roxo, verde, vermelho ou branco.
Vamos fazer uma entrada da Bíblia aqui na nossa sala e coloca-la na mesa (já preparada), para isso devemos ficar em pé. O que significa estar em pé? É sinal de atenção e respeito. Então vamos cantar para receber a Bíblia: “A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo, que cresce, cresceu e nos transformou, ensinando-nos viver um mundo novo!”.
Vimos na catequese anterior que a Bíblia é uma coleção de livros, Deus se dirige a nós através da Bíblia, ou seja, Deus se comunica conosco através da Bíblia Ele nos ensina.
Um meio que ele utiliza para nos ensinar é através de parábolas. Vamos assistir ao vídeo de uma parábola conhecida, “O semeador”.
Antes do filme, vamos tentar adivinhar o que acontecerá, temos as partes do filme em desenho, todos devem ajudar a montar a sequencia que acham que vai aparecer no filme.
Antes do filme ainda, vamos fazer uma pequena Oração no caderno: “Senhor, que eu possa receber seu Espírito e entender sua palavra” (cada catequizando pode acrescentar o que desejar ).

Agora vamos ver se a sequencia está correta e vamos comentar sobre a parábola em nossas vidas, todos os dias nós somos terra fértil? (discussão expontanea).

Nenhum comentário:

Postar um comentário