quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bíblia



Oração Inicial: Pai Nosso.

Nosso tema de hoje é muito fascinante, pois é a presença de Deus no meio de nós, através de suas palavras, através de seus ensinamentos.

A Bíblia é a palavra de Deus semeada no meio do povo,
Realmente, Deus iluminou os homens para escreverem a Bíblia.

Hoje qualquer pessoa tem acesso ao Livro mais famoso do mundo: a Bíblia Sagrada. Ela já foi traduzida para todas as línguas (aproximadamente em 1685 idiomas).A Bíblia foi escrita por partes e em diversas etapas. Começou a ser escrita, mais ou menos, pelo ano 1250 antes de Cristo - no tempo de Moisés - quando o faraó Ramsés II governava o Egito.
A última parte da Bíblia foi escrita no final da vida do evangelista e apóstolo São João, por volta do ano 100 depois de Cristo. Portanto, foram necessários 1350 anos para a Bíblia ser escrita. O Museu Britânico e a Biblioteca do Vaticano guardam as cópias mais antigas da Bíblia.
A palavra Bíblia vem do grego, ela significa coleção de livros, como uma mini biblioteca dividida em duas grandes partes : Antigo Testamento e Novo Testamento.
No tempo que foi escrita a Bíblia não existia papel como hoje, muito menos as máquinas impressoras. A Bíblia foi escrita à mão, e em diversos materiais, como cerâmica, papiro e pergaminho.
O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia escrita antes da vinda do Salvador e é formado por 46 livros. Ele foi dividido de acordo com o assunto, são classificadas estas divisões em quatro grupos: Pentateuco, Livros históricos, Sapienciais e Proféticos.
O Novo Testamento é segunda parte da Bíblia que nos mostra a vinda do messias, suas mensagens e o começo da Igreja. Esta parte da Bíblia é formada por 27 livros que são divididos em quatro partes, Evangelhos, Atos dos Apóstolos, Cartas Apostólicas e Apocalipse.

Atividade do Texto, Marque Falso ou Verdadeiro e explique.
A Bíblia é um livro.
O Antigo Testamento é a primeira parte da Bíblia.
O Novo Testamento é a primeira parte da Bíblia.
A Bíblia foi escrita por Deus iluminado pelos homens.
No Novo testamento tem 27 livros que são divididos em 4 partes.
A Bíblia demorou 1300 anos para ser escrita.
Responda:
1)Quantos são os livros do Antigo Testamento em quais grupos estão divididos?
2)Onde a Bíblia foi escrita, que tipo de papel?
3)Aonde estão as cópias mais antigas da Bíblia ?

Oração Final : Colocando a mão na Bíblia, vamos pedir que Deus ilumine nossa semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário