segunda-feira, 15 de março de 2010

5º Encontro - Domingo de Ramos


Estamos iniciando a Semana Santa, Neste primeiro dia da semana, Jesus ao chegar a Jerusalém foi recebido pelo povo em festa.
Celebraremos o domingo de ramos dia 28/03/2010

“Dizei à filha de Sion: Eis que teu Rei vem a ti, modesto, montado numa jumenta, num jumentinho, filho de um animal de carga”(Cf. Zc 9,9).

Vamos ler a passagem que relembramos nesse dia?
MATEUS: 21, 1-11.
O Domingo de Ramos celebra a entrada de Jesus Cristo na cidade de Jerusalém. Jesus foi para Jerusalém para celebrar a Páscoa Judaica com os seus amigos (discípulos). Teria entrado segundo referem os evangelhos, sentado num burro e foi aclamado pela população que o via como um homem enviado por Deus, pois Ele operava milagres. Isto aconteceu alguns dias antes da sua Paixão, Morte e Ressurreição. A Páscoa Cristã celebra então a Ressurreição de Jesus Cristo.
Porque Jesus entrou em um jumento? Para nos mostrar que é muito importante ser humilde, o importante é fazer o bem as pessoas, o amor e não a riqueza, o status.
Quantas vezes não ficamos o dia todo chateados porque não temos o celular tal, ou o tênis x, ou a caneta y... Quando o importante é estudar na escola e não mostrar status.
Deus não vê o que vestimos o que temos ou o que compramos, ele vê nosso coração, a humildade que carregamos conosco, o amor pelo próximo.
As pessoas receberão Jesus com desprezo por estar em um jumento? Não, pelo contrário, eles glorificaram sua vinda, reconheceram sua humildade e amor, sabiam que ele era o Salvador independente de como entrara na cidade; mas aqueles que aclamaram na sua entrada em Jerusalém foram os mesmos que pouco tempo depois o mataram e suspenderam na cruz, na sexta-feira santa, três dias antes da ressurreição. A cruz é o sinal por excelência deste tempo quaresmal, tempo de morte, mas também de uma vida gerada a partir da cruz.


Que Deus nos ajude a ter fé em Jesus nosso Salvador.
Rezarei todas as noites por quem perdeu a fé.

Brincadeira : Circulo fechado,
Desenvolvimento: O catequista pede a duas ou três pessoas que saiam da sala por alguns instantes. Com o grupo que fica combinará que eles formarão um círculo apertado com os braços entrelaçados e não deixarão de forma nenhuma os componentes que estão fora da sala entrar no círculo. Com os componentes que estão fora o catequista combinará que eles devem entrar e fazer parte do grupo. Depois de algum tempo de tentativa será interessante discutir com o grupo como se sentiram não deixando ou não conseguindo entrar no grupo.

Compartilhar: Muitas vezes formamos verdadeiras “panelas” e não deixamos outras pessoas entrar e se sentir bem no nosso meio, em nosso grupo, em nossa vida.
A vezes nem quem mora conosco consegue entrar na nossa vida, temos receio de compartilhar nossa vida até com nossos pais. Criamos um forte e nos fechamos.
Como estamos vivendo? Será que estamos sendo humildes e deixando as pessoas se aproximarem ou estamos presos, isolados? Como temos agido com as pessoas novas na igreja?

Brincadeira: Jogo da Velha,
Desenvolvimento: Risque no quadro-negro a base do jogo: É sorteado quem vai iniciar o jogo.

Cada grupo terá uma marca (X ou 0)
A resposta certa dará o direito de colocar a sua marca no lugar de sua escolha.
O grupo que conseguir completar uma horizontal, vertical ou diagonal, ganha o jogo.
Caso um grupo não saiba a resposta, passa a vez para o outro.
Perguntas:
Quando começa a semana santa? No domingo de ramos
Como as pessoas receberam Jesus? Com aclamação de ramos
Qual evangelista contou essa passagem? Mateus
Como Jesus entrou na cidade? Montado em um jumento
Quem Jesus enviou na frente para pegar o jumento? Dois discípulos.
Porque Jesus entrou montado em um Jumento? Para nos ensinar a sermos humildes
Deus não nos conhece pelo que vestimos, o que ele vê em nós é nosso? Coração
Qual o capítulo de Mateus que lemos? Capitulo 21
Qual o versículo? de 1-11.

4 comentários: